menu
Dor nas costas

Dor nas costas

Escrito por admin

Categorias: Dor das Costas

Descubra como aliviar

A dor nas costas não é só consequência da idade, devido à adoção de uma vida pouco saudável, muita gente acaba sofrendo com esse tipo de problema. A boa notícia é que existem formas de aliviar as dores e melhorar sua qualidade de vida. Neste artigo discutiremos métodos para que você se livre uma vez por todas das dores incômodas.

Causas da dor nas costas

Existem várias causas para dor nas costas, as mais comuns são: pedra nos rins, osteofitose (ou bico de papagaio), artrose, algum tipo de inflamação na região vertebral, pneumonia, ou até mesmo por má postura.

Veja a baixo alguns tipos de dores e como você pode eliminá-las:

  • Dor nas costas com ênfase nas laterais do corpo:

Se você tem dor nas costas, mas a dor fica na lateral (no lado esquerdo ou direito) pode ser pela presença de algum tipo de lesão muscular. Essa é um tipo de dor comum em algumas profissões.

Como aliviar: um método simples é colocando água morna no local dolorido por 15 minutinhos. Faça isso várias vezes por dia, no mínimo 3 vezes e depois aplique uma pomada anti-inflamatória.

 

  • Respirou, sentiu dor

Muita gente sente dores fortes quando respira. A dor nas costas ao respirar pode ser reflexo de algum tipo de doença que você teve nos últimos dias ou que está desenvolvendo.

Como aliviar a dor: Para aliviar você também pode usar a técnica da água morna citada acima, mas o ideal é que busca um pneumologista, principalmente se estiver tendo tosse produtiva.

 

  • Dor nas costas causa por pedra nos rins:

Quem tem pedra nos rins sofre de uma dor que parece ser nas costas, na verdade isso é a cólica renal. Ela é tão forte que acaba impedindo o indivíduo de caminhar ou executar tarefas comuns do cotidiano.

Como aliviar a dor: para aliviar esse tipo de dor nas costas você deve procurar um médico. Você também pode usar a água morna e massagens para aliviar a cólica, mas irão voltar até que você retire as pedras do rim. Você pode prevenir o aparecimento de novos cálculos renais, muitas vezes eles aparecem pela adoção de uma alimentação desbalanceada ou por problemas no metabolismo, isso pode ser regulado com remédios farmacológicos ou não farmacológicos. As formas de prevenção que não envolvem medicamentos são: consumo de água, exercícios físicos e uma dieta balanceada. É importante estar sempre fazendo exames rotineiros para saber como está sua saúde.

  • Dor nas costas por ficar muito tempo sentado

Ficar muito tempo sentado com a postura incorreta pode ser uma forma de adquirir dor nas costas, isso sobrecarrega a coluna vertebral, causando um desgaste ósseo. Vários estudos mostram que quem passa em média 7 horas sentado pode ter dores fortes na coluna, além de estresse.

Como aliviar a dor: Para aliviar essas dores você deve se levantar às vezes e se alongar, isso irá te ajudar muito. Pratique exercícios físicos como o pilates e melhore sua postura.

Como corrigir a postura e aliviar a dor nas costas

A melhor forma de melhorar a dor nas costas é corrigindo a postura. Você pode fazer isso com o auxílio de um fisioterapeuta, mas existem formas caseiras para melhorar a postura. Veja:

  • Exercícios físicos caseiros para dor nas costas

Encoste na parede mantendo os joelhos flexionados, as costas precisam estar completamente em contato com a parede. Encoste a cabeça na parede de forma que o queixo esteja em paralelo ao chão. Posicione as palmas da mão para cima e encoste na parede também. Fique nessa posição por 2 minutos todos os dias. Em uma semana suas costas já estarão bem melhores.

  • Escolha o colchão adequado:

A escolha do colchão parece uma coisa trivial, mas você passa 8 horas do seu dia dormindo, então deve investir em colchão que não te dê dor nas costas. Os melhores colchões para a coluna são aqueles mais rígidos, é importante que antes de comprar você experimente e veja se realmente este colchão vai manter sua costa alinhada à noite inteira.

Deixe o seu Comentário!