menu
Dor na Coluna – O Que Pode Ser?

Dor na Coluna – O Que Pode Ser?

Escrito por adminwp

Categorias: Dor na Coluna, Hérnia de Disco, Lombalgia, Problemas de Coluna

Mais da metade da população brasileira sofre de dor na coluna e o número de pessoas que se queixam de dores nas costas só cresce, isso porque é comum adoção de uma postura incorreta e de problemas inflamatórios como a obesidade.

A região mais afetada é a lombar, a dor pode ser causada por distensões ou fraturas musculares, que ocorrem durante o dia a dia e muitas vezes o indivíduo não percebe. Só por levantar peso em excesso, você já pode ter um tipo de fratura muscular imperceptível que pode resultar em uma dor nas costas.

Além da dor na coluna por fraturas e lesões, você também pode ter dores derivadas de doenças, como a artrose da coluna, que é uma doença que causa um desgaste osteoarticular; ou pela hérnia de disco.

O que é Lombalgia aguda?

Quando o assunto é dor na coluna, uma das regiões mais afetadas é a lombar. A lombalgia aguda pode ser definida como uma resposta inicial a uma fratura ou lesão nas costas. Esse tipo de doença é muito conhecido porque ele “trava as costas”, ou seja, te impossibilita de abaixar e muitas vezes até de sentar. Isso acontece porque o indivíduo não deve ter notado os sinais anteriores, as dores nas colunas que antecederam esse processo.

A musculatura do corpo, quando sobrecarregada, fica dolorida e cada vez que você sente uma dorzinha é o sistema de defesa da coluna dizendo que você precisa parar de fazer força. A lombalgia é caracterizada por uma dor muito forte na região da lombar, um dos sintomas que antecedem a dor na coluna é uma câimbra nas costas que impossibilidade que a pessoa fique em pé, com o tempo melhora, mas aparece outra vez a mesma dor nas coxas. Esse tipo de dor some e aparece periodicamente, é importante que no primeiro sintoma você já procure um médico.

As causas da dor na coluna pela lombalgia pode ser o rompimento dos músculos ou tendões, algum tipo de mudança degenerativa nas articulações ou discos, o aparecimento de alguma estrutura nas costas entre as articulações, hérnia de disco entre outros.

Os sintomas normalmente são espasmos musculares muito fortes, dores constantes devido a isquemia dos músculos e postura muito torta.

Existe a forma crônica da Lombalgia?

Sim, a dor na coluna por lombalgia pode se apresentar de forma crônica, entretanto, esses casos são muito mais difíceis de serem tratados. Normalmente as pessoas com lombalgia melhoram sozinhas, adotando estilos de vida mais saudáveis, mas a lombalgia crônica pode ocorrer por um tumor ou uma inflamação forte, por isso deve ser tratada com auxílio médico.

Além da doença crônica, você pode ter uma lombalgia ischias que é a que atinge o nervo Ischiadicus, popularmente conhecido como nervo ciático. Neste tipo de doença você vai ter uma irradiação da dor para as pernas e nádegas. Pode ser causada por hérnia de disco, problemas de degeneração óssea na coluna como bico de papagaio, tumores inflamações, musculatura glútea inflexível ou curta.

Hérnia de disco

Outra causa muito frequente de dor na coluna é a hérnia de disco. Essa é caracterizada pelo aparecimento de um anel fibrozo, que pode gerar um calo que pressiona a medula espinhal. Entre as causas de dor na coluna, essa é uma das mais frequentes.

Os sintomas da hérnia de disco vão depender de onde o disco se rompe, a dor é tão forte que acaba causando restrições motoras, dificuldade em urinar, dores fortes nas costas ao espirrar ou defecar.

A melhor forma de prevenir a dor na coluna é corrigindo a postura, praticando exercícios físicos e adquirindo um colchão que possibilidade que suas costas fiquem eretas durante toda a noite. Antes de comprar o colchão, certifique-se que ele manterá suas costas alinhadas, uma boa noite de sono pode ser sinônimo de um dia produtivo com menos dor na coluna!

Deixe o seu Comentário!