menu

Bico de Papagaio

Escrito por admin

Categorias: Bico de Papagaio, Problemas de Coluna

O que é? Como diminuir as dores?

bico-de-papagaio

Você costuma ter dores na costa? Então, é importante tomar cuidado, você pode estar sofrendo de “bico de papagaio”. O nome correto desta doença é osteofitose, e uma forma de manifestação da artrose e atinge a coluna vertebral.

Com os anos, a coluna vertebral sofre normalmente um desgaste natural que proporciona aparecimento de doenças, entretanto, o bico de papagaio é diagnostica quando há uma calcificação nas cartilagens, envolvendo as vértebras e os ligamentos.

Qual o motivo do aparecimento do bico de papagaio

bico-de-papagaio-aparecimento

O nome popular “bico de papagaio” surgiu porque olhando a radiografia de um paciente que sofre de osteofitose é possível ver um aspecto dos ossos que remete a um bico de papagaio. É possível observar uma saliência óssea característica desta doença.

As dores nas costas ocorrem porque há uma degeneração dos discos intervertebrais, causando uma diminuição do espaço intervertebral.

Alguns especialistas dizem que a osteofitose pode surgir da desidratação dos discos intervertebrais, e os motivos podem ser: pré-disposição genética; espondilose; obesidade ou algum outro tipo de sobrecarga articular; problemas articulares como fraturas, inflamações e outros; ou por algum impacto que você venha a sofrer durante a infância que com o passar o tempo possa causar desgaste nos ossos.

Apesar de haver várias hipóteses para o aparecimento do bico de papagaio, a principal causa é a permanência da postura incorreta ao longo da vida. Isso vai ocasionando lesões que só vão piorando com o decorrer do tempo, fazendo com que as vertebras fiquem cada vez mais próximas e comprimem a raiz nervos. O resultado dessa compressão é uma dor insuportável nas costas.

 

Como amenizar as dores do bico de papagaio?

amenizar-dores-bico-de-papagaio

Se você sofre de dores nas costas devido a osteofitose, não precisa se preocupar. Existem formas de tratar essa doença e minimizar as dores. Veja algumas sugestões:

  • Pilates: esse exercício possui uma série de movimentos que vão trabalhar exclusivamente na área afetada pela osteofitose, assim você terá um alívio nas dores.

 

  • Tratar a obesidade: muitas vezes, as dores nas costas são recorrentes ao excesso de peso. Se você emagrecer e adotar hábitos saudáveis pode conseguir diminuir as dores.
  • Plantas terapêuticas: algumas plantas têm efeito terapêutico, como é o caso da bromelaína. Tome 3 vezes ao dia em jejum, ela reduz o inchaço e melhora a circulação sanguínea.
  • Massagem nas costas: estimular com as mãos as áreas afetadas pela osteofitose, pode ser uma forma de aliviar a dor. Utilize um bom creme, com capacidade anti-inflamatória, um bom exemplo são os feitos à base de cânfora, metilo e salicilato de glicol.
  • Colchão adequado: você se preocupa com o colchão no qual dorme? A postura correta precisa ser adotada até mesmo na hora de dormir. É importante que você utilize um colchão adequado para tratar o bico de papagaio. Ele precisa ser mais rígido. Essa é uma das dicas mais importantes desta lista, pois um bom colchão pode manter o alinhamento natural da sua coluna, evitando a postura incorreta. Existem vários colchões feitos com espuma ou com mola, com água ou outro tipo de material. Mas, o melhor colchão é o que oferece uma forma de apoio adequada para sua coluna. Deve ser projetado para proporcionar postura correta a noite toda, ou seja, dividindo a pressão uniformemente do corpo sobre o colchão, você conseguirá ter uma diminuição das dores e até mesmo uma melhora na circulação sanguínea.

 

O bico de papagaio é uma doença que incomoda muito, mas pode ser prevenida. Pode ser prevenida com a prática de exercícios físicos rotineiros e a adoção de uma postura correta.

Não esqueça que é importante que você consulte um médico e busque ajuda especializada.

 

Deixe o seu Comentário!